Tecnologia da Honda controla a moto e previne acidentes

Tecnologia da Honda controla a moto e previne acidentes

A experiência com as motos-conceito Riding Assist e Riding Assist-e que se auto equilibram mesmo quando estão paradas e sozinhas, a Honda desenvolveu a tecnologia para o uso na estrada.


Essa tecnologia da Honda , que ainda permite rodar em baixas velocidades sem o piloto, graças a uma série de sensores e autodireção, aceleração automática e frenagem, é um passo à frente, de todo o jeito.


O objetivo não é ter uma moto que assuma o controle total, mas uma que possa tirar um elemento de controle do piloto para dar uma pausa ou evitar um acidente.


O sistema combina câmeras, radar e LIDAR (Light Detection And Ranging, usando lasers para criar um mapa virtual 3D dos arredores da moto), com uma série de controles automáticos, incluindo acelerador, freios e direção.


Existem sensores usuais de velocidade, aceleração e frenagem, além de GPS e um 'dispositivo de comunicação' integrado, além de um sistema de curto alcance para 'falar' com veículos próximos.


Há também uma câmera voltada para o piloto e sensores de pressão no assento, manoplas e pedais para avaliar a distribuição de peso e a postura do piloto.


Essa é uma tecnologia desenvolvida pela Honda que vai ajudar muito os motociclistas e está bem perto de ter uma verdadeira capacidade de pilotagem autônoma, reduzindo dessa maneira, o número de acidentes.

Quer saber mais sobre o mundo das duas rodas? Confira todos os detalhes em uma das unidades da Concessionária Honda Guarumoto.

Whatsapp