Entenda como fazer a revisão da sua moto é fundamental para rodar com segurança

Entenda como fazer a revisão da sua moto é fundamental para rodar com segurança

As motocicletas fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros. São usadas para trabalhar, como meio de transporte ou apenas nas horas de lazer. Mas, como todo veículo, precisa de uma manutenção caprichada para não ficarem pelo caminho.


Um cuidado fundamental é a revisão periódica. Que pode ser feita rapidamente pelo dono. Podendo descobrir muitos problemas ainda no início, reduzindo a conta da oficina.


Aqui você irá descobrir como realizar uma revisão periódica, e se precaver de problemas futuros maiores.


1. A importância da inspeção na sua moto


Uma pessoa que conhece bem a sua moto, nunca é pega de surpresa. Essa é uma das vantagens de realizar uma revisão periódica. Um outro ponto a favor é evitar atos desleixados, como problemas causados por lubrificantes velhos ou pastilhas gastas.


Para fazer essa revisão periódica, o ideal é seguir todos os prazos indicados no manual do proprietário e também criar uma rotina, como fazer uma verificação básica semanal.


2. Os benefícios de realizar as inspeções periódicas


Você pode até pensar que esses cuidados são exagerados. Afinal, muita gente roda direto com as motos sem a menor preocupação e busca uma oficina apenas em último caso. Mas as vantagens ficam evidentes. Confira!


  • Segurança: Um veículo acompanhado de perto, dificilmente apresentará alguma situação de desgaste ou quebra que possa causar um problema inesperado. Você poderá pilotar sempre tranquilo.

  • Durabilidade: Outra vantagem é que todas as peças da motocicleta duram muito mais. A manutenção das condições ideais de funcionamento evita o desgaste prematuro dos componentes.

  • Economia: O proprietário fará uma economia significativa no final do mês. As manutenções preventivas são muito mais baratas do que as corretivas e, além disso, com o motor trabalhando sempre em ordem, a moto gasta pouco combustível.


3. Como fazer a análise nessas inspeções?


Conforme destacamos anteriormente, para manter a motocicleta em ordem, o ideal é unir o cuidado frequente do dono. As revisões periódicas, apesar de serem rápidas, devem englobar todos os sistemas, são eles:


  • Motor & Cambio: Um primeiro cuidado é manter o conjunto sempre limpo. Assim fica fácil notar algum vazamento de óleo, combustível ou fluido hidráulico. Mas prefira fazer a limpeza sem usar água ou químicos fortes.

    Na sequência, confira o estado de cada cabo, cachimbo e vela. Também verifique os filtros de ar e combustível. Outro ponto de atenção é com o nível e prazo do lubrificante. Se a moto tiver radiador, veja o líquido de arrefecimento.

  • Relação: A maioria das motocicletas usa o conjunto de pinhão, coroa e corrente. Sua manutenção é muito fácil. Hoje existem kits próprios para esse trabalho que fazem a limpeza e lubrificação em minutos.

  • Cabos: Os cabos estão por todos os lados, comandando o acelerador, a embreagem, os freios e até o velocímetro. Verifique se estão “correndo livres” pelas capas e sem partes desfiadas. Ao menor sinal de problema, faça uma troca preventiva.

  • Pneus: São elementos essenciais para a sua segurança e conforto. Durante a revisão, confira o desgaste das bandas de rodagem e veja se não existem bolhas ou qualquer outro dano nas laterais.

  • Freios: Você consegue avaliar facilmente se as pastilhas estão boas. Quando ficarem muito finas, procure a oficina da sua confiança e faça uma troca preventiva.

    Se o acionamento for hidráulico, sempre confira o nível do fluido, fique atento ao aparecimento de vazamentos e faça a troca completa na oficina conforme os prazos indicados no manual.

  • Suspensões: Procure sinais de problemas nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas quebradas. Na dianteira, confira o nível do fluido hidráulico das bengalas e veja se os retentores estão vedando bem.

  • Elétrica: No final, realize testes em todos os itens do sistema elétrico, como farol, lanterna traseira, setas e buzina. Quando é necessário, são itens muito fáceis de consertar e, se não estiverem em ordem, podem gerar uma multa.


A manutenção periódica  é um trabalho que vale a pena! Garante uma pilotagem tranquila e segura, além de reduzir os custos de manutenção. 

Quer saber mais sobre o mundo das duas rodas? Confira todos os detalhes em uma das unidades da Concessionária Honda Guarumoto.

Whatsapp