Saiba como escolher o melhor capacete para motos

Saiba como escolher o melhor capacete para motos

É lei: saiu de moto, é preciso usar capacete, seja o piloto ou o garupa. Esse importante equipamento de segurança deve ser escolhido com cuidado, afinal há diferentes modelos no mercado.

Mas como escolher o capacete ideal? Além do tamanho, é necessário saber para qual será o seu uso. A Guarumoto separou algumas dicas que vão te ajudar a escolher um capacete que vai passar muitos anos com você.

Tamanho

Esse é o primeiro fator que você deve levar em consideração, para não comprar um capacete que fique muito apertado ou folgado na cabeça. As medidas do acessório são expressas em letras ou números (ou ambos).

A Honda orienta medir a circunferência da cabeça com uma fita métrica. Se a medida for de 57 a 58 cm, por exemplo, o tamanho escolhido deve ser o 58 (ou M, médio). 

É importante saber que, ao escolher um capacete novo, ele deve vestir bem justo na cabeça, mas sem causar dor ou desconforto. Com o tempo de uso, ele vai lacear um pouco. 

Tipo de uso

Quem anda diariamente de moto na cidade acaba optando por um capacete mais leve, que seja fácil de colocar e tirar da cabeça. Neste caso, os capacetes abertos são os mais escolhidos pelos motociclistas. Mas os capacetes do tipo fechado (também conhecidos como integrais) também estão entre os preferidos, por garantir mais segurança ao proteger a face em caso de acidente.

Para competições

Quem usa a moto em competições de alta cilindrada e off-road sabe que o capacete precisa ser diferente para cada prova e modalidade.

Na motovelocidade, a escolha deve ser um capacete integral. Já no motocross ou enduro, o capacete deve conter uma pala de dimensões avantajadas, para proteger o rosto de lama, terra ou pedras. Além disso, precisa ter uma abertura para comportar o uso de um óculos específico para off-road.

Onde guardar

O formato do capacete também deve ser levado em conta, pois muitos motociclistas acabam guardando o acessório no próprio compartimento da moto. Confira antes de comprar se o tamanho é adequado para o espaço reservado.

Além de todas essas dicas, é preciso também verificar se o capacete conta com o selo de homologação do Inmetro e experimentar bem os modelos antes de efetivar a compra. 

Aqui na Guarumoto você encontra diversos modelos de capacete. Estamos te esperando em uma de nossas unidades!

Whatsapp