4 motivos para você se surpreender com a nova e potente Honda Fireblade 2022
Imagina pilotar nas ruas uma moto que nasceu nas pistas? Os apaixonados por velocidade precisam conhecer a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022, lançamento da Honda que já está em pré-venda e chega nas lojas em outubro.
Impressiona pensar que a CBR 1000RR-R Fireblade SP é um modelo de moto de rua, já que a nova superesportiva da Honda foi construída com foco na RC 213V, a Honda do campeão da Moto GP Marc Márquez.
Nesta matéria da Guarumoto, vamos mostrar todas as novidades da nova Fireblade e trazer 5 razões que fazem dela uma das grandes novidades da Honda neste ano.
Modelo completamente novo
O projeto da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP é inédito, com mudanças em diversos quesitos, como eletrônica, design, motor, suspensões, freios, quadro e muito mais.
Como veremos com mais profundidade a seguir, o modelo foi renovado com forte participação do HRC – Honda Racing Corporation. Ou seja, ela está muito mais potente e esportiva do que antes.
Quem pilotar a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, então, saberá que a moto está completamente diferente dos modelos anteriores.
Inspiração na MotoGP
Quem acompanha a MotoGP sabe que o piloto Marc Márquez é um fenômeno das pistas. E seus últimos seis títulos vieram com a Honda RC 213V, a inspiração para a nova Fireblade.
O motor 4 tempos DOHC de 1000 cc e 4 cilindros em linha é totalmente novo, sendo desenhado pela Honda junto à Honda Racing Corporation. Ele tem torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm e uma potência de 216,2 cv a 14.500 rpm.
A nova carenagem da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP apresenta novas aletas laterais, uma entrada de ar frontal e vincos aerodinâmicos, que atuam para minimizar a resistência do ar, deixando a moto mais ‘colada’ ao solo e melhorando a estabilidade em curvas e frenagens.
A posição de pilotagem também se aproxima das que vemos nas pistas. Com a mudança da parte superior do abrigo do tanque de combustível (ela foi colocada em uma posição interior), o piloto consegue se aproximar ainda mais da moto nas posturas que precisa realizar, deixando a posição de pilotagem mais agressiva e diminuindo a resistência do ar durante a pilotagem.
Segurança
A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP tem novas pinças dianteiras de freio radiais Brembo Stylema de quatro pistões, além de discos com diâmetro de 330 mm.
O sistema Cornering ABS controla a força de frenagem ideal a ser aplicada na roda, considerando o ângulo de inclinação medido pelos sensores do IMU, a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira.
Já a tecnologia Wheelie Control monitora a intensidade da aceleração e faz a modulação do torque para manter a roda dianteira sempre em contato com o solo, prevenindo uma empinada involuntária da motocicleta em largadas e trazendo ganhos de velocidade.
Tecnologia
Se a potência é a grande característica da nova Honda Fireblade, a tecnologia acompanha em grande estilo.
O modelo oferece 3 modos de pilotagem, que ajudam o motor a ter mais performance. A moto traz também modos diferentes do freio ABS: o SPORTS (oferece maior poder de frenagem com menos trancos para uma pilotagem em estradas) e o TRACK (oferece performance de frenagem para altas velocidades).
Outra tecnologia que chama a atenção é o Start Mode, ou seja, o controle de largada desenvolvido para as pistas de corrida. Mesmo com o acelerador acionado ao máximo, ele permite limitar as rpm do motor. Assim, o piloto fica mais focado na liberação da embreagem para uma largada mais rápida.
Além disso, o painel TFT de 5 polegadas está diferente da geração anterior, com maior resolução e mais opções de personalização.
Continue acompanhando o blog da Guarumoto para saber mais sobre a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP e outros modelos de motos Honda.