Customização da sua moto Honda: quais os limites?

Customização da sua moto Honda: quais os limites?

Customização de motos é uma tendência que ganha cada vez mais admiradores, apesar da nossa legislação não ser branda com a maior parte das modificações. As leis brasileiras deixam claro que a margem de liberdade é pequena para quem deseja alterar as características originais da moto.

Mesmo nesse cenário, a busca pela personalização alimenta um grande mercado de peças para motos e de oficinas profissionais que se dedicam a isso. Para que você não seja parado em uma fiscalização de órgão de trânsito por falta de informação, a Guarumoto separou algumas dicas para que você customize sua moto com cautela.

Os engenheiros que fabricaram sua moto têm conhecimento de que características são necessárias à moto para garantir sua segurança, dirigibilidade e manutenção.

Devem ser descartadas alterações que impliquem em mudanças técnicas, pois podem apresentar riscos à sua integridade física e dos demais que irão dividir as vias com você. Exemplos de tais mudanças são aquelas que alteram a estrutura da motocicleta, interferindo no quadro ou chassi. Isso vale para itens que estão diretamente ligados à parte ciclística, como rodas ou freios.

Outro item que deve ser descartado na customização da sua moto é o sistema de escapamento. Nas motos atuais o escape é o local onde está instalado o catalisador, que atua na diminuição dos gases nocivos derivados da câmara de combustão, por isso a customização dele deve ser evitada.

Os guidões da sua Honda permitem pequenas modificações, nada de exagero. Lembre-se sempre de que o guidão é responsável pela sua dirigibilidade e dependendo da customização sua pilotagem será prejudicada.

A segurança precisa ser levada em conta na hora da customização. Equipamentos de segurança como espelhos retrovisores não devem sofrer alterações, e o mesmo vale para a medida dos pneus. 

Então a realidade é que não posso modificar em nada minha moto? Calma, existem possibilidades de deixar a moto “a sua cara” sem que isso te traga problemas. 

Cor/Pintura: questões de cor podem ser exploradas desde que você não altere a cor registrada no documento em mais de 50%.

Rodas: em relação às rodas, uma vez respeitando as medidas originais é possível realizar trocas, como a substituição de uma roda raiada por uma de liga, por exemplo.

Banco: as possibilidades aqui giram em torno de mudanças em questões como material de revestimento.

Iluminação: evite alterar a lâmpada da sua moto para alguma mais forte ou instalar luzes auxiliares. No item iluminação mínimas mudanças são admitidas, desde que não elimine nenhum ponto fundamental como farol, piscas, lanterna traseira com luz de posição e freio, além da iluminação da placa.

Carenagem/para-brisa: modelos que não contam com tal equipamento permitem a aplicação. Lembre-se de usar o bom senso, nada de exagerar no tamanho.

Motor: alterações em aspectos como filtro de ar ou outras intervenções no motor devem ser bem pensadas, pois podem interferir na garantia da sua Honda. 

A customização representa muito da paixão que a motocicleta desperta nas pessoas. Ainda assim, é preciso ter consciência de que melhor do que uma moto bonita é uma moto segura para se pilotar.


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